Carla Cabanas (Portugal)

“Baseada em entrevistas com mulheres do Vale do Pranto, que partilham as suas memórias, criei uma nova história, narrada por mim, como se fossem as minhas próprias lembranças, um processo que não só dá voz às experiências alheias, mas também enfatiza a importância de recordar e valorizar este património.

A preservação das histórias difíceis vividas por estas mulheres, que trabalharam desde muito jovens e acumulam uma sabedoria profunda e rica em experiências de vida, é fundamental. Frequentemente, são mulheres cujas experiências permanecem desconhecidas e invisíveis, porém, são a força vital da vida comunitária.”

BIOGRAFIA

Carla Cabanas (Lisboa,1979). O seu trabalho lida com metodologias para expandir as fronteiras definidas do médium fotográfico, ao mesmo tempo que se debruça sobre questões da memória pessoal, colectiva e cultural. Carla tem apresentado o seu trabalho em numerosas exposições individuais e colectivas, incluindo Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Lisboa; Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa; Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, Abrantes; Centro de Arte Contemporânea de Coimbra; Galeria Carlos Carvalho – Arte Contemporânea, Lisboa; Appleton [Box], Lisboa; Centre Photographique d’Île de France; Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Açores; Brotéria, Lisboa; MAAT-Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, Lisboa; Museu Coleção Berardo, Lisboa; Centre D'art Contemporain, Meymac, França; Aa Collections Gallery, Vienna; Biennale de l’Image Tangible, Paris; Grimmmuseum, Berlim; Castello Visconteo Di Legnano, Milan, Italy; Panal 361, Buenos Aires, Argentina; Museu da Cidade, Lisboa; Fundação Eugénio de Almeida, Évora; Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa; Arquivo Municipal Fotográfico, Lisboa; 7ª Bienal São Tomé e Príncipe; Círculo de Bellas Artes, Madrid e CCCB - Centre de Cultura Contemporània de Barcelona; entre outras.

Em 2022 é finalista do Prémio Flad Desenho da Fundação Luso-Americana; em 2012 recebeu uma Menção Honrosa no Prémio de Fotografia Purificacion Garcia e o 3º lugar do Prémio de Pintura Ariane de Rothschild, 2005. Frequentou residências artísticas na Áustria, Alemanha e São Tomé e Príncipe e várias em Portugal.

O seu trabalho está representado em várias colecções, das quais se destacam: National Gallery of Art Washington, DC; MAAT-Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia; Fundação Luso-Americana; LPS Collection (Stanislas y Leticia Poniatowski), Colección Kells, Santander; Colecção da Fundação PLMJ, Colecção de Arte Novo Banco, Colecção LPS; Câmara Municipal de Lisboa e outras colecções privadas.

Crédito fotográfico: : Pedro Rosa