Projeto

"O Homem que Guardava as Águas" é um projeto de residências artísticas que envolveu a pesquisa e a criação sonora e visual de Susana Guardado, em colaboração com vários artistas: Carla Cabanas, Felipe Neiva, Joana DÁgua, João Grama, Raquel André e o Coletivo Seu, composto por Amora Pêra, Pedro Lago e Pedro Rocha. A investigação centrou-se no Vale do Rio Pranto e nas freguesias circundantes do Alqueidão, de Samuel e da Vinha da Rainha, destacando o seu vasto e rico património natural, cultural, histórico, imaterial e social.

O cultivo no Vale do Rio Pranto, em particular do arroz, desempenhou um papel vital na história, na economia e na identidade das comunidades rurais à sua volta. Esta relação moldou as tradições, os rituais, a ecologia, refletindo-se na cultura, nas representações artísticas e no modo de vida dessas sociedades. A cultura tradicional do arroz também desempenha, até hoje, um papel importante na preservação do meio ambiente, sendo os seus atuais sistemas de irrigação comunitária projetados para maximizar o uso eficiente da água, ajudando a promover a biodiversidade na região.

Esta característica confere ao Vale do Rio Pranto uma paisagem única, que se transforma a cada estação, resultado da ação simbiótica do Homem sobre o ambiente.

O espaço das residências foi a Casa do Terreiro, localizada na aldeia do Pedrogão do Pranto, uma típica aldeia da região. Cada residência teve a duração de duas semanas e ocorreu entre abril e junho de 2024. Cada uma delas foi composta por um núcleo artístico específico, formando uma triangulação em torno do Rio Pranto. O primeiro núcleo foi dedicado às artes visuais (no eixo Vinha da Rainha/Alqueidão), o segundo à música (no eixo Alqueidão/Samuel) e o terceiro às artes performativas (no eixo Samuel/Vinha da Rainha). Os programas e atividades foram pensados em colaboração com as Juntas de Freguesia, para que integrassem de forma eficaz a pesquisa individual de cada artista ou coletivo, considerando as particularidades de cada freguesia em termos de urbanismo, atividades culturais, sociais e da vida comunitária, promovendo assim um verdadeiro encontro, a escuta e a partilha entre artistas e a população local.

16 a 30 de Março 2024

Primeira Residência

14 a 28 de Abril 2024

Segunda Residência

14 a 28 de Abril 2024

Terceira Residência


"O Homem que Guardava as Águas" conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Casa Independente, Teatro do Silêncio, Município de Soure, Junta de Freguesia do Alqueidão, Junta de Freguesia de Samuel e Junta de Freguesia da Vinha da Rainha.

Direção artística: Susana Guardado
Artistas: Carla Cabanas, Coletivo Seu (Amora Pèra, Pedro Lago, Pedro Rocha), Felipe Neiva, Joana Dágua, João Grama, Raquel André e Susana Guardado
Produção: Marta Rodrigues
Mediação: Maria Clara Guardado
Design: Catarina Lente e Luisa Lente
Fotografia atividades: Pedro Rosa
Fotografias vinil e homepage: João Grama
Edição áudio vinil em colaboração: Felipe Neiva
Gestão financeira: Linha de Fuga
Colaboradores: Vitória Duarte, Junta de freguesia Alqueidão, Junta de freguesia Samuel, Junta de freguesia Vinha da Rainha
Caminhadas: Arménio Pedrosa. António Guardado e Hélia Duarte
Agradecimentos: Dulce Marques, Miguel Mendes, Ilda Neves, Fernanda Mendes Santos e a todas as pessoas envolvidas que partilharam as suas histórias e tornaram possível este projeto.

Próximo
Próximo

Escuta